5 influências importantes que inspiraram Stranger Things

Quem viveu parte da adolescência e da infância nas décadas de 80 e 90 sabe o quanto essas épocas influenciaram a cultura pop moderna.

Grandes filmes como Goonies, E.T., Star Wars, Jurassic Park e Matrix estabeleceram um novo patamar cinematográfico. A partir daí, diversas obras têm bebido nas mesmas fontes criativas dessas produções, resgatando os acertos marcantes para a nova geração e trazendo um tom de nostalgia para os amantes daquela estética.

seriado Stranger Things, sucesso absoluto da Netflix, faz um excelente uso desses recursos. Você é fã da série? Então continue a leitura e entenda mais sobre as referências para a criação de Eleven e do mundo invertido!

  1. As coisas de Stephen King

Stranger Things

Um grupo de crianças se une para enfrentar um terrível monstro que tem raptado pessoas em uma pacata cidade no interior dos Estados Unidos. Esse é o plote do seriado Stranger Things, certo? Errado. Esse é o enredo de “IT: a coisa”, obra importantíssima do renomado autor Stephen King e que é uma das grandes inspirações para a produção da Netflix.

É possível perceber muitas semelhanças: a composição do grupo, um mundo sobrenatural incompreensível para as crianças, a falta de credibilidade com os adultos e até mesmo uma criatura que permanece nas sombras, sem muita apresentação, que tem suas motivações e características desconhecidas pelos protagonistas.

  1. O parque das referências a Steven Spielberg

Stranger Things

Quem assistiu ao filme E.T. (1982) identificou prontamente as diversas homenagens que o seriado Stranger Things fez à obra: a cena em que os garotos fogem de bicicleta, a experiência do primeiro contato com a televisão e o vestido utilizado para disfarçar a Eleven são apenas algumas das mais óbvias.

Contudo, além do serviço para os fãs, o enredo também utiliza de elementos de roteiro do filme de 82. Crianças convivendo com um ser extraordinário em seu porão são o centro da história de E.T. Tudo isso foi muito bem utilizado pela série, assim como a busca noturna na floresta, presente em "Contatos Imediatos de Terceiro Grau", do mesmo diretor.

  1. Masmorras & demogorgons

Stranger Things

Diversos jogos estão presentes na série de Matt e Ross Duffer, mas se você sabe o que é conseguir um acerto decisivo no D20, conhece bem o Demogorgon e a origem de um dos principais antagonistas de Stranger Things.

O monstro apareceu nos livros de Dungeons and Dragons, lá em meados da década de 70, e também na aventura do grupo de garotos, que iniciam a série debruçados sobre uma mesa, discutindo se arremessam uma bola de fogo ou não sobre a criatura. O mundo invertido também faz parte do universo do RPG, encontrado em um dos reinos de Forgotten Realms.

  1. Terror entre as coisas estranhas

Stranger Things

Os superpoderes de Eleven podem iluminar a produção em diversos momentos, mas é no terror que ela brilha mais. E isso não acontece por acaso: os irmãos Duffer, fãs declarados do gênero, utilizam elementos de vários filmes clássicos para compor as cenas assustadoras da série.

“Alien”, por exemplo, é uma grande fonte de inspiração para o monstro da série e para vários momentos sci-fi da história, como o centro científico em que os poderes de Eleven são desenvolvidos e o uso de humanos como incubadora, fator biológico comum a todos os xenomorfos.

  1. Além da Imaginação

Stranger Things

Os mistérios científicos e sobrenaturais de Twilight Zone estão presentes por todo o seriado Stranger Things. É possível encontrar episódios muito semelhantes, como no caso de Little Girl Lost (da série de 1959), em que uma garota se perde em outra dimensão — o que acontece por toda a produção da Netflix.

Os temas abordados em Twilight Zone e a maneira como as histórias são contadas fazem parte da essência de Stranger Things, que soube aproveitar muito bem o escopo deixado pela antiga obra — isso sem falar na clara homenagem aos contos de H. P. Lovecraft. De Goonies à Silent Hill, não faltam motivos para fazer uma maratona dessa imperdível história da Netflix.

Agora que você sabe tudo sobre o seriado da Netflix e o mundo invertido, que tal curtir a nossa página no Facebook e ficar por dentro de todos os nossos posts? Estamos te esperando lá!