As estatuetas da brasileira Iron Studios

Os colecionáveis representam uma parcela significativa das vendas de produtos da cultura nerd. O segredo disso é a materialização de astros da cultura pop e de personagens de grandes produções do cinema, dos quadrinhos e dos seriados. Alguns chegam a ter metade do tamanho real, com uma riqueza de detalhes que impressiona até quem não é fã desse universo.

No Brasil, a necessidade por esses produtos só cresce e o momento nunca foi tão propício para se investir em meios de chegar ao público nerd. É um mercado que foge da curva e tem ligação direta com a paixão e a materialização desse sentimento. Um dos grandes responsáveis pela expansão dos colecionáveis é o cinema, que fortaleceu o mercado com filmes como Homem de Ferro, Star Wars e Avengers, além de seriados como Big Bang Theory, The Walking Dead e Game of Thrones.

A Iron Studios

Fundada em 2011, a Iron Studios é a primeira empresa do Brasil que desenvolve e produz estatuetas, dioramas e action figures oficiais e altamente detalhados. Comandada por Renan Orenes Pizii, a empresa é uma das responsáveis por trazer ao Brasil um olhar diferenciado às estatuetas e action figures, além de consolidar no país essa cultura do colecionismo.

Representada pela Piziitoys, a maior importadora de colecionáveis do país, com 15 empresas no Brasil, a Iron Studios começou sua fabricação com licença de Ayrton Senna, Cavaleiros do Zodíaco e Os Simpsons. Hoje, a empresa possui os direitos de fabricação dos principais personagens da cultura pop, como Avengers, Star Wars, Capitão América, Homem de Ferro, Guardiões da Galáxia, Ghostbusters e Batman.

Atualmente o estúdio da Iron Studios é o único licenciado, no Brasil, para produzir figuras da Marvel. Por este motivo, possui 5 linhas de colecionáveis da principal editora de quadrinhos do mundo: uma linha mais genérica com personagens de vários HQs diferentes, a Marvel Comics, e quatro específicas relacionadas aos filmes do Marvel Cinematic Universe, Capitão América, Thor, Avengers e Homem de Ferro.

Como são feitos as estatuetas da Iron Studios

Muitos colecionadores conhecem o processo de confecção e entendem porque determinadas peças serem tão caras, raras ou valorizadas. Outros desconhecem o trabalho desses artistas que projetam no plástico, resina ou PVC detalhes realistas e estimulam a imaginação de adultos e crianças.

A produção da Iron Studios é focada em disponibilizar no mercado peças e réplicas que beiram a perfeição. A maioria das suas estatuetas da brasileira Iron Studios é fabricada em Polystone, um material composto por resina de poliéster e aditivos de carga mineral, que possui uma qualidade superior. A resina de Polystone permite um nível de detalhes maior do que os demais e é o preferido para produção em larga escala de estátuas, por conta do seu peso moderado e sensação de porcelana ao toque.

Muito antes de chegar à mão dos consumidores, os colecionáveis são apenas um rascunho, elaborado após uma pesquisa com o público-alvo e uma reunião entre os responsáveis pela criação, venda e produção. Toda a pré-produção e elaboração do projeto é feita no Brasil, onde é definido o personagem, a posição, o tamanho e o tempo de venda desse produto. Depois, a peça é reproduzida no computador em uma escultura 3D.

O produto é enviado para aprovação, e depois é colocado na pose em que será vendido, com a montagem da base. São feitos dois protótipos, um deles é enviado para o estúdio pra aprovação e a outra para réplica das produções, que será usada como base para as próximas, como você pode conferir nesta reportagem da Veja São Paulo, de Outubro de 2014, nos estúdios da Iron:

Depois, o material vai para a China, onde é produzido. A pintura e acabamento final são feitos à mão e todas as peças passam por um controle de qualidade antes de serem embaladas e distribuídas no mercado. Por fim, os colecionáveis passam por todo um processo de aprovação junto às empresas donas dos direitos da peça, como a Marvel e a DC, além de serem aprovadas também pelos atores que interpretaram os personagens.

Linhas de Colecionáveis

Primeira empresa brasileira com produtos oficiais 100% direcionados a colecionadores, a Iron Studios detém os direitos de produção para produção de várias linhas, além de ser a única licenciada Marvel no Brasil.

Marvel

Os produtos licenciados da Marvel pela Iron Studios são divididos em 5 linhas. Uma mais genérica, com os personagens das HQs, a Marvel Comics e outras 4 inspiradas em grandes sucessos do cinema criados pelo Marvel Cinematic Universe, Capitão América, Thor, Avengers e Homem de Ferro.

 Capitão América

Baseada nos filmes Capitão América e Guerra Civil, a Iron Studios lançou uma linha de colecionáveis na linha Art Scale 1/10. Com base em referências originais do filme, fabricadas em Polystone e pintura feita à mão, as estatuetas chegaram ao mercado no segundo semestre de 2016, reproduzindo o Homem de Ferro Mark XLVI, Homem Formiga, Hulk, Falcon, Pantera Negra, Capitão América e Visão.

Também foram lançadas réplicas em escala 1/4, em dioramas de batalhas, dos personagens Soldado Invernal, War Machine, Falcon, e Pantera Negra.

 Avengers

No caso do filme Avengers, foram produzidos diversos dioramas que retratavam batalhas entre heróis e vilões. É o caso deste diorama do Homem de Ferro que recria a cena de batalha final do filme, desta armadura HulkBuster em escala 1/6 que respeita fielmente todas as características e números de reatores da Mark XLIV usada por Tony Stark, deste Hulk, também em escala 1/6, antes e depois de ser dominado mentalmente pela Feiticeira Escarlate e deste Capitão América, atingindo Ultron com seu escudo.

Disponível apenas na Concept Store, a Iron Studios desenvolveu uma réplica perfeita do personagem Homem de Ferro no filme Avengers. Feita em Polystone e metal, a réplica possui surpreendentes 14 quilos e 1 metro de altura, além de luzes LED nos olhos, peito, mãos e pés.

Marvel Comics

Por conta do grande sucesso dos dioramas produzidos para a linha do filme Avengers, a Iron Studios resolveu iniciar um novo segmento de batalhas, como é o caso do diorama de uma das batalhas do Homem aranha contra o Dr. Octopus, baseado na arte de Mike Deodato Jr, pintado a mão, em escala 1/6 com 64 cm de altura e 58 cm de profundidade.

Entre os próximos lançamentos anunciados para os fãs de HQs da Marvel, foi anunciada a Marvel Comics Série 3 Art Scale 1/10, que trará versões clássicas do Poderoso Thor, Gata Negra, Justiceiro, Demolidor e um exclusivo Dr. Octopus, exclusivo da CCXP 2016.

Guardiões da Galáxia

Seguindo o sucesso da aventura intergaláctica com o grupo de heróis da Marvel formado por Senhor das Estrelas, Gamora, Rocket Raccoon, Groot e Drax, a Iron Studios lançou uma linha de estatuetas em escala 1/10 dos personagens principais do filme Guardiões da Galáxia, tendo Daniel Siequeroli responsável pelo Concept Design do projeto.

Ao juntar os personagens do filme, é possível formar o diorama de quando Drax, Groot, Rocket e Gamora aparecem caminhando na nave espacial antes da batalha. Em escala 1/10 ainda foi lançada uma réplica do Titã louco, Thanos, em um diorama que reproduz fielmente seu trono de pedras.

Para o filme, também foi lançada uma edição limitada, de 400 peças, da cena em que os personagens Rocket Raccoon e Groot, interpretados pelos atores Bradley Cooper e Vin Diesel, fogem da prisão.

Cavaleiros do Zodíaco

Para a série Cavaleiros do Zodíaco, a Iron Studios produziu dois dioramas de duas batalhas que acontecem na Saga do Santuário. A primeira de Camus de Aquário contra Hyoga de Cisne e a segunda de Aldebaran de Touro contra Seiya de Pégasus.

The Simpsons

A família amarela mais querida da TV teve a cena de amor icônica entre Homer e Bart reproduzida em um diorama.

Ayrton Senna

De início, a Iron Studios havia reproduzido somente o capacete oficial do Tricampeão de Fórmula 1, de quando ele pilotava o carro da McLaren.

Agora, a fabricante anunciou a venda de sua primeira estatueta, representando Ayrton Senna no Grande Prêmio do Brasil de 1993. Todos os acessórios e uniforme da figura foram produzidos com base em referências originais, fornecidas pelo próprio Instituto Ayrton Senna e utilizadas pelo piloto.

A roupa de tecido, reproduz fielmente o macacão utilizado durante a vitória no GP São Paulo de 1993. Ela ainda inclui 9 opções de mãos, 2 capacetes, 2 bandeiras, 1 réplica de troféu do título de 1993 e réplica de garrafa de espumante. A réplica possui 30 cm de altura e e foi lançada no segundo semestre de 2016.

Star Wars

Os fãs da saga estelar mais poderosa de todos os tempos também não poderiam fica de fora. Esculpidas com poses dinâmicas em Polystone, as estátuas da Iron Studios, que reproduzem os personagens de Star Wars, são pintadas a mão, com base nas referências originais da franquia que mudou para sempre a história do cinema.

Em escala 1/10, a linha é composta pelo BB-8 - O despertar da Força EP VII (exclusivo da CCXP 2015), chaveiro do capacete de Darth Vader, Princesa Leia - Uma nova esperança EP IV, Imperador Palpatine - O retorno do Jedi EP VI, Mestre Yoda - O Império contra ataca EP V, Qui-Gon Jinn - A ameaça fantasma EP I, Han Solo Stormtrooper - Uma nova esperança EP IV, Luke Skywalker Piloto de X-Wing - Uma nova esperança EP IV, Kylo Ren - O despertar da força EP VII, chaveiro do capacete de um Stormtrooper e Rey - O despertar da força EP VII.

No segundo semestre do 2016, a Iron Studios anunciou o início da produção das peças oficiais do filme Rogue One - Uma História Star Wars. A série é em escala 1/10 e conta com 5 personagens. Um dos personagens inéditos do filme, o droid K-2SO da linha 1/10 Art Scale, será vendido com exclusividade apenas nas 3 lojas da Iron Studios, durante o período da exposição.

Ghostbusters

Desde 2015 a Iron Studios vinha negociando com a Sony Pictures e com a Columbia Pictures os direitos para a produção de colecionáveis do clássico Ghostbusters (Os Caça-Fantasmas). As primeiras peças já começaram a ser produzidas e serão lançadas no final do ano, na CCXP 2016.

O diorama baseado no filme, em escala 1/10, será composto pelos personagens principais, Dr. Egon Spengler, Dr. Peter Venkman, Dr. Raymond Stantz, Winston Zeddmore, Geleia, GozerVinz Clortho, Zuul e Louis Tully (peça exclusiva da CCXP 2016).

DC Comics

Em parceria com o artista Ivan Reis, um dos mais representativos desenhistas brasileiros, a Iron Studios produziu uma série que dá vida aos heróis e vilões da DC, com seis peças que fazem parte da linha DC Comics Série #1. Disponíveis em escala 1/10, as estatuetas retratam o poderoso Superman, a divertidamente louca Harley Quinn, o insano Coringa, o anti-herói Lobo e o rei Aquaman (exclusivo da CCXP 2015).

 

O destaque da série é o Batman em Prime Scale 1/3, com altura de aproximadamente 90 cm, primeira peça da Iron Studios nessa proporção. A colossal peça nos traz o Homem-morcego em cima do famoso bat-sinal, que contará com iluminação real. Além disso, a estátua virá com mais de uma opção de cabeça, expressões e mãos, e ainda inclui uma litografia com a arte de Ivan Reis e um certificado de autenticidade assinado pelo artista.

Batman x Superman

A Iron Studios também lançou uma série de estatuetas inspiradas no filme da batalha entre o homem de aço e o homem-morcego, Batman V Superman, com replicas fieis dos personagens Superman, Batman, Armored Batman e Mulher Maravilha.

Um portfólio incrível, não é mesmo?

Você pode se aventurar pelo universo maravilhoso, que é a primeira fabricante de colecionáveis do Brasil, em nosso site, na sessão especial que preparamos para você.

Até a próxima!