Como cuidar de seus Funkos? 6 dicas para conservá-los por mais tempo!

Muito conhecido por seus visuais inusitados, de corpos pequenos e cabeças bem grandes, os Funkos se tornaram uma febre entre os colecionadores. Eles também são conhecidos como Pops, outro nome dado ao Funko utilizando o termo "Cultura Pop”.

Todos os Pops a partir das linhas de Marvel e Star Wars são Bobbleheads (com cabeças móveis), bem como um grupo seleto desde as primeiras linhas da Disney e DC Comics. O resto não apresenta o design Bobblehead e, em vez disso, são rotulados como "figuras de vinil".

Com artigos tão especiais em mãos, é preciso saber como conservá-los. No post de hoje, trouxemos algumas dicas especiais para você garantir a durabilidade dos seus Funkos. Acompanhe!

1. Mantenha os Funkos na caixa

como cuidar de seus funkos

A primeira das dicas de conservação é também a mais óbvia: manter seus Funkos dentro da caixa original. Muito comum entre os colecionadores, essa prática garante que seu item mantenha maior valor comercial para revenda. Ou seja, se você pensa em vender qualquer peça de sua coleção algum dia, é melhor garantir que ela esteja dentro da embalagem original de fábrica.

2. Compre ou construa um armário

como cuidar de seus funkos

Para aqueles que não pensam em se desfazer de suas mascotes, tirar elas da caixa e expor todas em um armário é uma boa opção. Dessa maneira, cada uma delas ficará muito mais visível e garantirá um ótimo visual ao cômodo, tornando-se parte da decoração do local.

Opte sempre por armários fechados, que não exponham os Funkos à poeira e às variações do tempo, como umidade ou luz solar diretamente sobre eles.

3. Construa uma prateleira especial

como cuidar de seus funkos

As prateleiras seguem a mesma linha dos armários, mas são capazes de dar uma visibilidade muito maior para seus Funkos. Com uma prateleira de vidro, por exemplo, você poderá expor os itens de sua coleção, criando um visual muito interessante. Uma forma legal de organizar os Pops é colocá-los em escala, dispondo os mais altos na parte de trás para que todos possam ser bem visualizados.

Para aumentar o destaque e garantir um efeito especial sobre eles, você pode instalar uma lâmpada de LED, fluorescente ou neon dentro da prateleira, com a luz incidindo sobre seus Pops!

4. Mantenha-os em caixas de vidro ou acrílico

como cuidar de seus funkos

Para garantir que seus Funkos fiquem realmente protegidos e bem conservados, uma ótima opção é criar pequenas caixas de vidros ou acrílicos, como aquários, onde você possa selá-los individualmente.

Essas caixas substituem bem as originais de fábrica, apesar de não devolverem o valor de mercado a eles. Porém, com essas embalagens individuais, você poderá criar uma ótima decoração para a sala ou o quarto, expondo seus itens nas paredes aleatoriamente, por exemplo.

5. Tenha cuidado ao remover etiquetas de preço

como cuidar de seus funkos

Remover as etiquetas é algo de preferência muito pessoal. Algumas pessoas gostam de deixá-las para que as pessoas possam ver o quanto foi pago pelos Pops em comparação ao valor de mercado atual.

Já outros pensam que elas não combinam em nada e preferem removê-las para não estragar a estética da caixa. Se esse for seu caso, apenas tenha muito cuidado para não rasgar e danificar a caixa, reduzindo o seu valor.

6. Não descuide da limpeza de seus Funkos

como cuidar de seus funkos

Por fim, não podíamos deixar de falar sobre a limpeza de sua coleção. Quem optar por mantê-los protegidos na caixa não terá esse tipo de problema, mas colecionadores que preferem expor os Funkos de forma aberta, precisam cuidar da sua manutenção periódica.

Por serem feitos de um material mais maleável que, muitas vezes, contém várias ranhuras, seus Funkos estarão mais suscetíveis ao acúmulo de sujeira. A melhor solução é limpá-los com água e sabão neutro, utilizando uma escova de dentes macia que consiga alcançar todos as fissuras. Você também pode optar por um cotonete para evitar riscar o material.

Importante: não use alvejantes, álcool ou qualquer outro material de limpeza, pois eles poderão danificar as cores e ressecar o material!

E aí, gostou das nossas dicas? Está procurando mais personagens para aumentar sua coleção? Então conheça agora a incrível história do Daredevil!