Como utilizar minhas coleções como decoração sem prejudicar as peças?

Fala sério, você não teve o maior trabalho para montar uma coleção de dar orgulho e deixá-la escondida no fundo do armário, teve? Não importa se você já mora sozinho e pode decorar a casa toda como quiser, ou se mora com seus pais e o seu quarto é sua fortaleza: sempre tem espaço para exibir orgulhosamente seus colecionáveis.

Tudo bem, a gente entende que às vezes bate o medo de eles estragarem. Foi justamente pensando nisso que fizemos este post! Continue lendo para saber como usar suas coleções como decoração!

Escolha bem onde vai expor suas coleções como decoração

O principal cuidado que você deve ter é manter sua coleção longe de ambientes que recebem luz do sol diretamente e com frequência. Isso porque os raios solares podem causar vários efeitos prejudiciais aos seus itens de colecionador.

O primeiro deles é a perda da cor: a incidência frequente da luz do sol pode fazer diversos materiais desbotarem, como a tinta que recobre os seus adorados  colecionáveis. Além disso, a exposição ao sol também faz com que sua coleção esquente, o que pode causar bolhas ou até mesmo o derretimento do plástico, em condições mais extremas. Já pensou ver os seus personagens preferidos ficando deformados por causa de falta de cuidado?

Por isso, dê preferência àqueles cantinhos da sua casa que estão livres do sol na hora de usar suas coleções como decoração!

Faça limpezas com frequência

A regra é clara: quanto mais badulaques, mais poeira. Por isso, esteja ciente de que usar seus colecionáveis para decorar a casa significa também ter uma rotina de limpeza mais frequente.

De preferência, passe pelo menos um pano nos colecionáveis e na superfície em que elas estiverem uma vez por dia. Também é importante separar alguns momentos para fazer uma limpeza mais detalhada, usando um cotonete para tirar a poeira dos cantos menores e mais difíceis de alcançar.

Por mais que você não seja alérgico ou não se incomode com um pouco mais de poeira, lembre-se de que ela pode manchar e prejudicar a sua coleção!

Mantenha itens mais frágeis longe do alcance

colecionáveis

É muito legal trabalhar ou estudar com nossos colecionáveis preferidos olhando para a gente na escrivaninha, não é? Porém, quanto mais tempo você passa em um ambiente, e quanto mais manuseia os itens que estão perto de você, maiores são as chances de causar um acidente.

Por isso, nada de deixar aquele item colecionável frágil ao alcance de qualquer um! O ideal é que as coleções que tiverem mais chances de quebrar estejam expostas em lugares de difícil acesso, como em uma prateleira mais alta ou, quem sabe, dentro de um armário trancado.

Considere investir em embalagens protetoras

Outra ideia boa para proteger sua coleção é investir em embalagens protetoras, como displays cases de acrílico. Além de desencorajar que pessoas curiosas (e crianças que querem brincar!) manuseiem seus colecionáveis, o display também ajuda a mantê-las protegidas de poeira.

Só não se esqueça de que o case pode contribuir para o aumento da temperatura, principalmente se estiver exposto ao sol. Se você optar por usar a embalagem original, lembre que ela tem um tempo de durabilidade menor (afinal, é feita de papelão e materiais menos resistentes que o acrílico) e que o calor pode fazer com que a cola utilizada derreta e crie bolhas.

Aplique princípios de decoração para valorizar suas coleções

colecionáveis

Por fim, uma dica que não é tanto para proteger, mas sim para valorizar suas coleções: conte com os princípios de decoração na hora de expô-las. Tente combinar os itens ao ambiente. Outra dica é investir em uma boa iluminação. Já que a luz do sol está vetada, você pode usar uma prateleira iluminada para dar destaque para os seus actions figures e estatuetas!

Agora você sabe como deixar o seu canto com a sua cara e usar suas coleções como decoração sem medo de ser feliz. Então, que tal conferir também nossas dicas para começar a maior coleção de action figures que você respeita?

 

Nos vemos no próximo post!