Prepare-se para o novo filme dos X-Men: entenda a cronologia da saga

Com o anuncio do mais novo filme dos X-Men no início do ano passado, muita gente ficou na dúvida sobre em qual ponto de toda a história esse novo capítulo se encaixará. Parece simples, mas não é nada fácil, afinal, são muitas tramas em diversas linhas temporais — com direito a obras sendo completamente ignoradas, inclusive.

Se você se interessa por aproveitar o máximo desse  novo filme dos X-Men e compreender os impactos dela no universo dos mutantes que foi criado pela Fox, não deixe de ler este post até o fim. Se prepare, pois teremos spoilers em todo o texto, beleza? Boa leitura!

X-Men: Primeira Classe (2011)

primeira classe  novo filme dos X-Men

Esse é o primeiro filme em termos de cronologia da saga dos mutantes da Marvel no cinema e nele vemos a história da formação dos times que participarão da disputa ideológica entre Magneto e o Professor X na década de 60. Além de ser um dos melhores da franquia, essa produção é responsável por apresentar novos atores em papéis chaves, como James Mcavoy e Michael Fassbender que interpretaram Charles Xavier — ainda novo e capaz de andar — e Magneto, respectivamente.

X-Men Origins: Wolverine (2009)

wolverine novo filme dos X-Men

Não é difícil perceber o quanto esse filme é esquecível e repleto de problemas de roteiro, mas ele tem um papel relativamente importante em toda a saga: apresentar como o herói que é o melhor no que faz recebe suas tão poderosas garras de adamantium. Os acontecimentos desse episódio iniciam-se no século XIV, com Wolverine ainda criança.

X-Men: O Filme (2000)

Agora sim estamos falando do primeiro filme — que é importantíssimo no cenário das produções sobre super-heróis — da trilogia clássica de toda a saga. Foi a partir dele que conseguimos enxergar os mutantes mais famosos dos quadrinhos unidos como alunos do Instituto Xavier, fundamentamos os personagens que terão papéis importantes nos próximos episódios e compreendemos melhor o relacionamento conturbado de Logan e Jean Grey.

X-Men 2 (2003)

Podemos observar uma trama mais densa em X-Men 2 — considerado o melhor da franquia até 2017 por grande parte do público —, focada na relação dos humanos com os mutantes após a icônica tentativa de assassinato ao presidente americano pelo recém-chegado Noturno.

Além de ser uma das melhores cenas de toda a série, a empreitada do teletransportador azul, causada por uma lavagem cerebral, incentiva Willian Striker — responsável pelo projeto Arma X, visto em X-Men Origins: Wolverine — a abrir a temporada de caça aos mutantes.

X-Men 3: O Confronto Final (2006)

o confronto final  novo filme dos X-Men

Em X-Men 3 surge uma "cura" capaz de fazer com que os mutantes optem por abandonar seus poderes e características especiais para viverem como seres humanos comuns. Mais uma vez, claro, Magneto acredita que a humanidade usará isso como arma contra sua espécie, desencadeando outra briga contra os alunos de Charles Xavier.

Wolverine: Imortal (2013)

Até então, tudo tranquilo por aqui. Vemos um Wolverine que retorna ao Japão para atender ao chamado de um velho amigo que o ajudou durante a Segunda Guerra Mundial e que precisa de seu fator de cura para sobreviver — esse filme está adequado às histórias do herói, mas seu vilão é péssimo. A parte mais proveitosa aqui é a cena pós-crédito, que nos leva aos acontecimentos do próximo tópico.

X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (2014)

Preparado para fundir o cérebro? Em 2023, após todos os eventos do último filme que citamos, os mutantes estão sendo destruídos pelos robôs sentinelas criados por Bolivar Trask — na década de 70 —, enquanto Kitty Pride, que inexplicavelmente ganhou o poder de transportar a mente dos mutantes para o passado, tenta pedir ajuda através do tempo.

Ao fim do filme, a Fox apaga todos os acontecimentos da trilogia original como uma forma de consertar aquele final temeroso de X-Men 3: O Confronto Final. Alegria para os fãs e uma forma de aliviar a barra dos episódios vindouros.

X-Men: Apocalipse (2016)

apocalipse  novo filme dos X-Men

Pouco se aproveita nessa produção para a história geral dos filmes, mas podemos ver como surgiu o primeiro mutante a caminhar sobre a Terra e um pouco da formação do grupo de mutantes ainda na década de 80 — dez anos após os acontecimentos de Dias de Um Futuro Esquecido.

Logan (2017) 

logan  novo filme dos X-Men

Se você ainda não assistiu a esse filme, saiba que está perdendo uma das melhores histórias de 2017 e um excelente enredo dramático. Logan se passa em 2024, em um cenário completamente hostil a mutantes e conta o fim da vida de James Logan e Charles Xavier.

Triste, bem roteirizado, impactante e com sacadas sensacionais — como a mente mais poderosa do mundo sofrendo com uma doença degenerativa —, o longa-metragem baseado na hq Old Man Logan é, talvez, um dos melhores filmes de heróis já feitos e que se aproveita de elementos presentes em outros gêneros, como drama e os longas considerados road movies. Além de ser a despedida de Hugh Jackman como Wolverine, após 17 anos interpretando o personagem.

Agora que você já está por dentro da ordem em que as coisas aconteceram nos últimos 18 anos, já pode assistir ao novo filme dos X-Men sem se sentir perdido e sabendo o quê esperar dessa produção que estreia em novembro deste ano.

Pretende ir acompanhado ao cinema? Então, compartilhe este texto nas redes sociais e faça com que todos os seus amigos também entendam tudo sobre essa cronologia antes de assistirem ao novo filme dos X-Men.