Star Wars: relembre os principais jogos da saga

Se você gosta de Star Wars e é gamer, já tem dois grandes motivos para comemorar: a franquia é uma das obras de Hollywood com o maior número de adaptação para consoles e seus títulos passam da casa das centenas. São diversos formatos e plataformas envolvidos, em quase 40 anos de história.

Neste artigo, vamos mostrar a você um pouco da trajetória dos jogos de Star Wars e quais são os principais títulos que você precisa jogar para ter a experiência completa da saga de George Lucas no mundo dos pixels.

I have a bad feeling about this

A origem dos jogos de Star Wars

Tudo começou em 1978, com um lançamento não oficial feito pela Apple, que se chamava “Starwars” — sim, escrito dessa forma. Apesar de seus criadores dizerem que não tinha nada a ver com Star Wars, a história e o gameplay eram basicamente compostos por ideias tiradas do primeiro filme da saga, que foi aos cinemas em 1977.

Depois disso, o primeiro jogo assumidamente baseado no universo criado por George Lucas foi “Star Wars: The Empire Strikes Back”, para Atari, em que o jogador podia ser um piloto rebelde do Aerodeslizador T-47 durante a batalha de Hoth. Isso foi em 1982, um ano antes do lançamento do segundo filme, que inspirou o videogame.

Após essa estreia, diversos jogos se surgiram direcionados a diversas plataformas, incluindo arcade, Nintendo, PC, Sega Master System, Game Boy, PlayStation, Xbox, Android, iOS etc. Nessas adaptações, tanto aspectos do universo canônico quanto adições ao universo expandido foram explorados.

Os 3 jogos de Star Wars que você não pode deixar de jogar

Depois dessa pequena aula de história nerd, listamos aqui uma seleção de 3 jogos essenciais para você conhecer a experiência Star Wars no formato pixel:

Knights of the Old Republic

star wars

Começando com o universo expandido — que não vale mais nada para a história canônica, mas ainda rende muita diversão para quem é fã —, recomendamos o “Knights of the Old Republic”, que conta os acontecimentos de 4000 anos antes do que foi mostrado nos filmes. Esse é um dos títulos mais influentes da história da saga e pode ser jogado em Xbox ou PC.

No jogo, você começa como um jedi que precisa acabar com os planos do o lorde Sith Darth Malak, mas suas escolhas determinam sua personalidade e de que lado você estará no final. O jogo é viciante, cheio de surpresas e personagens novos, além de ser uma ótima diversão para quem queria morar um pouco no universo criado por George Lucas.

Battlefront II

Depois do sucesso de “Battlefront I”, lançado em 2004, que chamou a atenção por ser um dos jogos que melhor explorou a guerra entre lado negro e rebeldes, “Battlefront II” chegou chutando a porta em 2005, levando as batalhas para as estrelas.

Através do seu PS2, Xbox ou PC, você poderá batalhar em naves, recriando todo o clima emocionante das lutas épicas mostradas na franquia.

LEGO Star Wars: The Complete Saga

Se você é um jogador mais casual ou quer uma opção mais divertida e leve, o jogo “LEGO Star Wars” é a escolha certa. A história abrange acontecimentos de todos os 6 filmes que foram lançados antes do episódio VIII, contém todos os personagens clássicos e você pode encontrar para jogar em diversas plataformas: Xbox 360, Wii, DS, PS3 , PC, Android e iOS.

Sentiu falta de alguma opção baseada nos novos filmes? Fique tranquilo: a promessa é que um novo game será lançado ainda em 2017, em novembro, e você pode já ficar empolgado conferindo o trailer neste link.

Gostou de conhecer mais sobre os jogos de Star Wars? Aproveite para upar ainda mais o seu saber nerd lendo nosso artigo com tudo sobre a história George Lucas, o criador desse incrível universo.

Até a próxima e que a força esteja com você!